Próxima actuação:
Dia:
Hora:
Local:

sexta-feira, 22 de julho de 2011

48 Horas a Bailar – XXVII Festival Regional de Folclore 2011 (Alinhamento)



-48 Horas a Bailar – XXVII Festival Regional de Folclore
De Sexta-feira, 22 Julho a Domingo, 24 Julho de 2011

No próximo dia 24 do corrente, o Grupo de Folclore Monteverde associa-se mais uma vez no evento, considerado o mais importante em termos de representação folclórica regional, denominado "48 Horas a Bailar". Este ano o grupo irá apresentar-se com algumas revelações, mormente em termos de indumentária. Também apraz-nos registar que em termos de reportório o grupo irá privilegiar algumas marchas, que, em nosso entendimento, foram extremamente populares no século passado. estas interpretações foram celebrizadas pelo então Grupo Folclórico do Livramento.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Construção de uma Braguinha


Construção de uma Braguinha (Video)



A braguinha, também conhecido como Machete é da família da viola, mas de forma muito mais simples e reduzida. Esta tem quatro cordas. Toca-se de rasgado e ponteado numa afinação Ré, Si, Sol Ré. Este instrumento foi levado por emigrantes madeirenses para o Havai onde tomou o nome de Ukelele.

sábado, 9 de julho de 2011

Folclore Português de luto



O Sr. Comendador Augusto Gomes dos Santos, Fundador da Federação do Folclore Português e seu Presidente Honorário, faleceu.
Augusto Gomes dos Santos nasceu a 23 de Julho de 1924 na freguesia de Arcozelo, no Concelho de Vila Nova de Gaia e dedicou mais de 40 anos à divulgação do folclore, da etnografia e das tradições populares Portuguesas. A sua actividade dividiu-se entre a imprensa, a direcção da Federação de Folclore Português, a direcção de Ranchos em Arcozelo e a organização e coordenação durante muitos anos do Festival Nacional de Folclore do Algarve.
Teve um papel fundamental no apoio aos Grupos folclore, (o que aconteceu também na Madeira) tendo com eles iniciado um trabalho de formação e orientação para a pesquisa e recolha de folclore e etnografia, de modo a melhorar a autenticidade das suas representações, nomeadamente com a realização de Encontros, Colóquios e Jornadas de Folclore.
Se salientar a organização e realização de dois Congressos de Folclore na Madeira em pareceria em o Grupo de Folclore de Ponta do Sol; o 1º em 1994 sobre o lema “O folclore numa sociedade em mudança” e o 2º congresso em 2001 denominado “Folclore Preservar é Vencer”.
Integrado nas comemorações dos 500 anos da Ponta do Sol (2001), Sr. AUGUSTO foi o grande responsável pela vinda de quase 500 pessoas do Continente Português e Açores, para participarem na 1º Exposição de Trajes ao Vivo realizada na Madeira (Funchal e Ponta do Sol).
Conhecido em todo o País e no Mundo, principalmente nos países onde há comunidades de emigrantes, era muito amado e acarinhado pelos portugueses, pela suas características de GRANDE HOMEM; sinceridade, honestidade, defesa de uma cultura (nossa identidade) e a Amizade.
Informamos que o corpo estará em câmara ardente na sede da Federação em Vila Nova de Gaia, desde as 15h deste domingo (10 de Julho), até às 10h de segunda-feira, hora em que se realizarão as cerimónias fúnebres.

A AFERAM – Associação de Folclore e Etnografia da Madeira por tudo o que o Senhor Augusto Santos fez e representa para o Folclore manifesta um voto de pesar, apresentado à sua família as mais sentidas condolências.

O Presidente
António Vale

Via Link

domingo, 3 de julho de 2011

Notícias do grupo


No passado mês de Agosto, fizemos um intercâmbio com o Rancho Etnográfico “Os Ferreiros de Carvalhais” que realizou-se entre 31 de Julho e 5 de Agosto. Foi uma experiência incrível que passámos na presença dos figueirenses. Participámos no XXVI Festival Nacional e XI Internacional de Folclore, em Carvalhais de Lavos Figueira da Foz a 2 de Agosto de 2008, entre outras actuações que nos proporcionaram.

Visitámos lugares incríveis e agradecemos a todos os que nos acompanharam na nossa estadia.

O nosso muito obrigado ao Rancho Etnográfico “Os Ferreiros de Carvalhais” e ao resto da população de Carvalhais, foram muito acolhedores para com o Grupo Folclórico Monte Verde.



No mesmo mês (Agosto), recebemos também, em intercâmbio, o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento – Ponta Delgada – Açores, entre os dias 13 e 20 de Agosto do corrente ano.

Este grupo participou na Festa em Honra de Nossa Senhora do Monte, no dia 14 de Agosto, entre outras actuações que decorreram pela Ilha.

Foram efectuadas, igualmente, diversas visitas guiadas, onde o grupo açoriano demonstrou grande deslumbramento.

Para o ano que vem, concluiremos estas permutas: receberemos o grupo da Figueira da Foz e iremos aos Açores.



Programa Lado a Lado . RTP – Madeira 31 – 10- 2008



Mais uma vez o grupo fez-se representar no programa de televisão, na RTP – Madeira, mais precisamente no dia 31 – 10 – 2008.





Participação no Concurso do INATEL - ENCONTRÃO

O Grupo participou no Concurso, promovido pelo INATEL, no âmbito da Etnografia e folclore. A temática, pelo grupo desenvolvida, foi o cantar dos reis, “Reizes”, na tradição madeirense – uma cantiga popular, fruto
das recolhas efectuadas, pelo fundador, Manuel Ferreira Pio, no Sítio da Levada da Corujeira.

Passámos a primeira eliminatória, que teve lugar no Centro Cívico as Murteira – Boa Nova. Sendo assim, iremos apresentar o trabalho, no próximo dia 9 de Novembro de 2008, na Ala Magna de Lisboa.